persia grecia hebreu
A Pérsia foi um reino pujante que ficava onde hoje é o Irã. Os persas se tornaram poderosos por volta de 550 a.C. Durante cerca de duzentos anos mantiveram um vasto império, que se estendia do rio Indo, no sul da Ásia, até algumas áreas do sul da Europa e do norte da África. Após a queda do império, vários povos dominaram a Pérsia. O país que atualmente é chamado Irã teve seus primórdios no começo do século XVI, mas o mundo exterior chamava-o de Pérsia até 1935. (http://escola.britannica.com.br).
1.1 Quem foram?
Os persas formaram uma importante civilização na antiguidade oriental, ocupando a região da Pérsia (atualmente Irã, Iraque e Turquia). Este povo dedicou-se às atividades comerciais, fazendo do comércio a principal fonte de desenvolvimento econômico. (http://www.suapesquisa.com/historia/persas.htm).
1.2 O poder no império Persa
A política no estado persa era toda dominada e feita pelo imperador (rei), soberano absoluto que mandava e controlava tudo e todos. O rei era considerado uma espécie de deus na Terra, desta forma, o poder era considerado de direito divino. (http://www.suapesquisa.com/historia/persas.htm).
1.3 Religião Persa
A religião persa era dualista (existência do bem e mal) e tinha o nome de Zoroastrismo ou Masdeísmo. Esta religião foi criada em homenagem a Zoroastro ou Zaratrusta, o grande profeta e líder espiritual que criou a religião. (http://www.suapesquisa.com/historia/persas.htm).
2.0 Os Hebreus
São conhecidos como israelitas ou judeus. Antepassados do povo judeu, os hebreus têm uma história marcada por migrações e pelo monoteísmo. Muitas informações sobre a história dos hebreus baseiam-se na interpretação de textos do Antigo Testamento, a primeira parte da Bíblia. O Antigo testamento foi escrito com base na tradição oral dos hebreus. Consta dele, por exemplo, a interpretação feita por esse povo da origem do mundo e de muitas das normas éticas e morais de sua sociedade. Convém ressaltar, entretanto, que esses textos são