PERPESCTIVA
Disciplina: Desenho Técnico
Docente: Karina Gomes
Semestre: 1º
Turno: Matutino
Discente:_____________________________________________________________________________________________
PERSPECTIVAS
A representação gráfica de um objeto deverá permitir-nos uma idéia real de suas nos formas. A visão mais ótica e que melhor evidencia as formas de um corpo é a sua representação em perspectiva (ou representação tridimensional). A perspectiva é um recurso que utilizamos em desenho, para representar um objeto tridimensional (largura, representar altura e profundidade) em uma folha que tem duas dimensões utilizáveis (largura e altura). Provocamos a ilusão de profundidade através de linhas inclinadas em relação à horizontal chamadas projetantes, ou linhas de fuga. Existem diversas possibilidades padronizadas e não padronizadas, de representar um objeto em perspectiva.
Classificação de Perspectivas
A perspectiva é uma representação gráfica que exibe simultaneamente, no plano, três lados de um mesmo objeto. Na perspectiva, visualizamos as três dimensões (x y, z) do perspectiva, (x, objeto, ou seja, temos sua largura, altura e profundidade. Assim, podemos perceber toda sua forma e relevo.
Quando olhamos uma perspectiva, imediatamente compreendemos as formas do modelo que está sendo representado. Elas são desenhos projetivos muito importantes, o pois permitem a compreensão de um sólido por qualquer pessoa, mesmo aquelas que não estudaram técnicas de representação gráfica.
Figura 1 – 3 perspectivas em uma mesma imagem (PEREIRA, 2012).
Tipos de Perspectivas
Perspectiva Cônica ou Exata
São originadas de projeções cônicas e são as que mais se aproximam do que o olho humano vê. Exigem técnicas avançadas de representação já que, para construí-las, usamos um, dois ou três pontos de fuga. las, Perspectivas
Desenho Técnico – 1° semestre - Matutino
Esse tipo de projeção é muito usado por arquitetos e decoradores, por dar