Perpectiva historica da contabilidade publica
1. INTRODUÇÃO
A Contabilidade Pública consiste no ramo da Ciência Contábil mais complexo, aplicada, apenas, às entidades públicas. Este trabalho pretende proporcionar uma visão da utilização desse ramo da Contabilidade para a sociedade. Neste trabalho o principal objetivo foi desenvolver uma pesquisa científica, pretendendo analisar e apresentar o desenvolvimento histórico da Contabilidade Pública no Brasil.
Será discutido, também, o Orçamento Público seguindo o mesmo pensamento linear ao da Contabilidade Pública, possibilitando o conhecimento dos principais objetivos e utilidades do Orçamento para a administração pública e sua relação com a Contabilidade Pública, descrevendo a sua evolução, evidenciando os mais importantes princípios orçamentários, além de demonstrar o sistema orçamentário nacional.
2. HISTÓRIA DA CONTABILIDADE
3.1. Período Antigo
Período Antigo compreende desde os primórdios da história até por volta de 1200 d.C.
Era praticada pelo homem primitivo uma espécie de Contabilidade Rudimentar usando folhas, pedaços de ossos, fatos ocorridos com o objeto material de que o homem sempre dispôs para alcançar os fins propostos.
Este homem primitivo foi deixando, aos poucos, de lado a caça e a pesca e começou a se dedicar ao pastoreio e à agricultura. Com isso, houve a necessidade de posse do solo e divisões para uma organização, com um breve conhecimento sobre propriedade.
Surge, então, como objeto o Patrimônio, representado pelos rebanhos e outros bens, e o método de contagem para o controle desses bens. Com a necessidade de registros do comércio dá-se o início da Contabilidade.
No atual Iraque, foram encontrados os primeiros registros patrimoniais, o homem começava a registrar o seu patrimônio, embora rudimentar, dava-se a origem do Diário.
Com o desenvolvimento do papiro pelos Egípcios onde os escribas registravam os movimentos, surgem os primeiros livros