permeabilidade
Ao contrário do que se esperava, os atributos porcentagem de areia e as porosidades totais (calculada e determinada), não possuíram um elevado coeficiente R. A razão deste comportamento é, certamente, a grande variabilidade das características físicas dos solos estudados. Um dos fatores que mais podem estar influenciando na baixa correlação seria a estrutura do solo, que variou muito para cada tipo de solo.
Outra propriedade interferente pode ser o fato da área pesquisada apresentar solos com porosidades totais semelhantes, mas distribuição de poros muito distinta. Solos que apresentam elevado teor de microporos conduzem a uma menor permeabilidade, enquanto que solos com elevada porcentagem de macroporos têm maiores valores de permeabilidade.
Verifica–se, pela Figura 4 e Tabela 7, que se obteve uma excelente correlação entre os ensaios de permeabilidade no campo e no laboratório, podendo–se afirmar que o amostrador projetado apresentou boa eficiência na retirada de amostras de solo indeformadas.
O atributo físico do solo que melhor se correlacionou com os valores dos coeficientes de permeabilidade foi a macroporosidade. O amostrador projetado para esta pesquisa mostrou–se eficiente na retirada de amostras de solo para o ensaio de permeabilidade à carga variável, visto que os resultados de permeabilidade do solo obtidos em laboratório mostraram uma elevada correlação com os valores de campo.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ALONSO, U. R. Rebaixamento temporário de aqüíferos. São Paulo: TECNOGEO/GEOFIX, 1999. 131 p. [ Links ]
FRANCISS, F. O. Hidráulica de meios permeáveis: escoamento em meios porosos. São