Permeabilidade Cut Nea
A permeabilidade é uma das funções biológicas da pele que se mantém enquanto o organismo está vivo. A permeabilidade depende de outras funções e fatores.
PERMEABILIDADE SELETIVA: estrutura cutânea e barreira epidérmica
A pele é uma barreira fechada para a maioria das substâncias e aberta para outras. A barreira epidérmica se constitui de três estruturas:
a) Emulsão epicutânea ou manto hidrolipídico: emulsão de natureza físico-química, que em profundidade está apoiada sobre a camada córnea de células descamativas, e em direção à superfície está coberta pela bainha de vapor ( camada gasosa). Componentes: ácido lático, ácidos graxos, triglicerídeos, colesterol, esteróides, fosfolipídeos, NMF (aminoácidos, PCANa, lactatos, uréia , ácido úrico, creatinina, glucosamina, sais minerais, citratos, açúcares).
- camada gasosa: envolve a pele como uma “atmosfera”, dando-lhe um microclima cálido e úmido, com maior tensão de anidrido carbônico proveniente do metabolismo celular da pele. O calor provem da irradiação de raios infra-vermelhos desde o corpo até o meio ambiente e a umidade da evaporação do suor da perspiração insensível, e da captação da umidade ambiente ( propriedade higroscópica).
b) Estrato córneo: suas células queratinizadas, estratificadas formam uma barreira impedindo a entrada de substâncias e retardando a evaporação de fluídos do corpo.
c) Estrato lúcido: barreira eletrofisiológica de Blank (barreira aquosa) e na base deste estrato identifica-se uma região de células provenientes do estrato espinhoso ricas em colesterol, lipoproteínas e ácidos graxos essenciais (queratohialina – precursora da queratina).
FATORES QUE INFLUENCIAM NA PENETRAÇÃO DE UM COSMÉTICO
A penetração de um cosmético dependerá de três fatores:
1. da impermeabilidade da camada córnea e do estado do manto hidrolipídico.
2. das características próprias dos princípios ativos e dos veículos ou excipientes dos produtos cosméticos.
3. das manobras ou