Permanência
Angélica Rodrigues
Luciana Giraldi
Mariany Fernandes
Monique Rodrigues Mônica Silveira
Stefany Simões
Resumo do Vídeo – “El objeto permanente de Piaget”
O vídeo espanhol de três minutos e treze segundos (00:03:13) mostra uma criança de aproximadamente oito meses, usando chupeta, estimulada por um adulto e brincando com um objeto, desvendando-o debaixo de um pano que o encobre.
A criança está brincando com um objeto, enquanto o adulto (parental ou não) observa e interage com ela por meio de estimulo verbal, visual e auditivo. Ele retira das mãos da criança o objeto (galinha de pelúcia, vermelha com bolinhas amarelas, que quando apertada emite um som agudo) e o esconde em baixo de um pano, fazendo com que ela veja a determinada ação e retire o pano que encobre o brinquedo, para tê-lo em suas mãos outra vez. O adulto retira o brinquedo de suas mãos novamente, escondendo-o com o pano para que ela desvende de novo. Sentada no chão sobre um tapete de cores fortes, decorado com “bichinhos” de várias espécies e com poucos brinquedos em sua volta, a criança brinca por um tempo com o brinquedo em questão, após, ela o solta, e deita-se de bruços sobre o tapete, virando seu corpo em determinado momento.
Período sensório motor (0-24 meses), representa a formação dos esquemas sensoriais-motores que irá permitir ao bebê a organização inicial dos estímulos ambientais. Uma das funções da inteligência será, portanto, nesta fase, a diferenciação entre objetos externos e o próprio corpo. Gradualmente, a criança irá conquistar alguns comportamentos que lhe permitam dar uma organização à realidade que será obtida pela aquisição da noção de permanência dos objetos (em torno dos nove meses de idade) que permitirá à criança a concepção de um mundo estável, onde a existência dos objetos é independente da sua percepção imediata, da construção do