Periodo Sistematico
- Permaneceu na Academia de Platão por cerca de vinte anos, até a morte do mestre. Educou o jovem Alexandre (o Grande), filho de Felipe da Macedônia. Com a partida de Alexandre para as Campanhas da Ásia, Aristóteles funda, aos cinqüenta anos, em Atenas, o Liceu de Filosofia.
- Seu próprio sistema filosófico foi desenvolvido a partir de uma crítica ao pensamento de Platão, sobretudo à teoria das Idéias.
- O ponto central da crítica de Aristóteles a seu mestre consiste na rejeição do dualismo (dois mundos) representado pela teoria das idéias. Ele acusa dificuldades em se explicar a relação entre o mundo inteligível, ou das idéias, e o mundo sensível, ou material (tal como visto, por exemplo, na Alegoria da caverna - livro VII de A República).
- A metafísica de Aristóteles (sua concepção do real) possui um novo ponto de partida, que afasta o dualismo platônico. Ela inaugura o estudo da estrutura geral de todos os seres ou as condições universais e necessárias que fazem com que exista um Ser e que possa ser conhecido pelo pensamento (Chauí, 2005, p. 191).
- A filosofia de Aristóteles é extremamente sistemática. Hierarquizou os conhecimentos e estudou sistematicamente sobre vários campos do conhecimento, escrevendo sobre ciência geral (conhecimento teórico, metafísico e ontológico: filosofia, teologia, matemática); ciência natural (conhecimento da realidade natural: física, astronomia, ciências biológicas, psicologia); saber prático (estudo da ética e política: estabelecimento de normas e critérios da boa forma de agir, isto é, da ação correta e eficaz).
- Aristóteles, ao contrário de seu mestre, valoriza o saber empírico. A prática social e a transformação da natureza são importantes para a formação do conhecimento.
Período sistemático ou Aristotélico
Após Sócrates e Platão, vemos aparecer Aristóteles no cenário filosófico e, com ele, o Período Sistemático. Aristóteles foi um grande sistematizador,