Periodo sensorio motor piaget
Para trabalhar os conceitos do período sensório-motor e suas implicações é necessário elucidar o que é inteligência para Piaget, já que todo o desenvolvimento de sua teoria advém desse pressuposto.
Em sua teoria, ao nascer o bebê possui uma estrutura biológica que possibilita desenvolver a capacidade mental, através da interação com o objeto que leva o individuo a elaborar pensamentos lógicos que por sua vez é diretamente dependente de fatores complementares tais como: o nível de experiência com o objeto, a vivência social, maturação do organismo e a equilibração do organismo ao meio.
Este ultimo torna-se de suma importância para o desenvolvimento humano pois para Piaget, o corpo está sempre tentando se manter equilibrado (zona de conforto) e a medida em que as interações do individuo com o meio quebra esse estado, automaticamente o ser busca se adaptar afim de retornar ao seu estado anterior através da utilização dos mecanismos de assimilação ( processamento de estímulos) e acomodação (criação de novos esquemas ou modificação de velhos), sendo estes processos complementares. (ASSIMILAÇÃO + ACOMODAÇÃO = ADAPTAÇAO) desta forma, podemos sintetizar que a inteligência é a capacidade do individuo de se adaptar ao meio.
A fase de desenvolvimento sensório-motor (0 a 2 anos) caracteriza-se pelo uso dos reflexos (preensão, sucção, choro, etc.) e sua consolidação através da estimulação. O universo que circunda o bebê é conquistado mediante a percepção e os movimentos. Aos poucos, mas de forma continua, e as vezes com alguns saltos, o bebê percebe que seus movimentos habituais seguem uma ordem e geram o mesmo resultado. O ato de mamar por exemplo, ele percebe que a mesma sequencia de movimentos chegam ao resultado (abrir a boca, levar ao bico do seio, sugar, engolir, respirar), por isso Piaget acredita que a organização de movimentos