Periodo Republicano Democr Tico
Damos a este nome a esse período pois foi uma fase onde o país tentou avançar a uma verdadeira democracia.
Foi nesse início de período que surge a UDN, que era um partido opositor a Getúlio Vargas. Devido a muitas pressões, nesse período, Getúlio Vargas dar início a eleições em dezembro de 1945.
Getúlio aproveitando a situação, usa de seus partidos para promover manifestações públicas ao seu favor e sair na frente.
Esse movimento ficou conhecido como “queremismo”, pois eram levantadas bandeiras que diziam: Queremos Getúlio.
Logo em seguida chega as eleições, e a disputa para a presidência está entre: Eurico Gaspar Dutra, do PSD; e Juaréz Távora, da UDN. Dutra sai como vencedor e governa o Brasil no período de 1946 à 1951.
Em meio ao seu governo, Dutra rompe com a União Soviética, Fecha o Partido comunista (PCB), mandou fechar sindicados e perseguir aqueles que eram contra o governo.
Dutra também convocou grandes empresas americanas a se instalarem no Brasil, dando-lhes todas as facilidades possíveis para uma melhor adaptação; terrenos, impostos baixos...
Durante seu governo foi criada a constituição de 1946 que representou um avanço democrático em relação ao Estado Novo.
A constituição reestabeleceu as eleições diretas para a escolha dos governantes em todos os níveis: Presidentes, Governadores e Prefeitos; além disso foi mantido as eleições para senadores, deputados federais, deputados estaduais e vereadores.
Ela consagrou as liberdades já expressas na constituição de 1934, más anuladas em 1937, como a liberdade de expressão, de pensamento, de crença religiosa e outras; garantia, também, a igualdade de todos perante a lei.
No período de 1951 à 1954 temos o início do governo de Getúlio Vargas.
Em 1950 Getúlio entra na disputa pela presidência do Brasil pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), onde obteve uma vitória com muita facilidade. Getúlio volta e logo no início de 1951 começa a colocar em prática sua