Periodo composto por coordenação
Sendo Assim:
- Eu irei à praia. (Período Simples)
- Estou comprando um protetor solar, depois irei à praia. (Período Composto)
Ex: Os homens investigam o mundo, descobrem suas riquezas e constroem suas sociedades competitivas. O período acima é formado por três orações, no entanto essas orações são independentes e poderiam constituir orações absolutas, caracterizando o período composto por coordenação.
Ex: “Deram o braço e desceram a rua”. (Machado de Assis) Analisando-o, constatamos que existem dois verbos: dar (deram) e descer (desceram). Logo, trata-se de um período, dada a presença de mais de um verbo. Prosseguindo com nosso raciocínio, ocupemo-nos agora em desmembrar as orações que integram esse período:
Deram o braço / Desceram a rua. Outro aspecto que também se faz presente é que ambas as orações são independentes, ou seja, uma não depende da outra, em se tratando de termos sintáticos, para serem dotadas de sentido. Eis aí a razão principal de serem conceituadas como orações coordenadas. Elas, por sua vez, podem aparecer sem a presença de um conectivo (conjunção), como podem também ser ligadas por ele, assim como nos mostra o exemplo original, ou seja: “Deram o braço e desceram a rua”.
Quanto às orações coordenadas, elas estão divididas em assindéticas e sindéticas, sendo estas aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas e explicativas.
Orações coordenadas assindéticas São as orações coordenadas assindéticas que não são introduzidas por conjunção. Devido ao fato de não virem introduzidas por conjunções, devem sempre ser separadas por vírgulas.
Ex: Cheguei, brinquei, dormi.
: Trabalhou, sempre irá trabalhar.
Orações coordenadas sindéticas São orações coordenadas introduzidas por conjunção.
• Aditivas A oração coordenada aditiva como bem nos retrata os conceitos estão