PERIGOS OCUPACIONAIS E ACIDENTES DE TRABALHO
Indústrias de vários ramos começando pela têxtil seguindo pelas de cerâmicas, nas fábricas de fósforos e Panificadoras; foram identificados fatos similares, como mão de obra infantil e salários insignificantes.
Marx reproduz histórias de crianças que tinham cargas horárias que submetem a um sistema de escravidão social, física, moral e espiritual declarada. O sacrifício que são submetidas as crianças nos casos relatados são de cargas horárias que chegavam a 80 horas semanais com 6 dias de trabalho. Isto considerando que estas crianças tinham entre 9 e 10 anos.
Relatórios das indústrias mostram que meninas, mulheres e jovens trabalhavam até a morte, em alguns casos sendo mantidas acordadas por doses de licor, vinho do porto e café. Segundo o doutor Arledge médico que fez vários relatos, tinhase uma população degenerada com crescimento bloqueado e com peitorais mal formados, com doenças nos rins fígado, tuberculose, asma e tétano.
Segundo Marx “o capital sobrevive como um vampiro sugando os trabalhadores vivos”.
Hoje em dia muitos problemas básicos ainda permanecem. A insalubridade só é paga se a legislação cobrar, mesmo em sociedades desenvolvidas . No livro do Dr. Nicholas Ashford sugerese que aproximadamente 11 milhões de pessoas se tornam incapacitadas para o trabalho. Mortes por doenças ocupacionais superaram as por acidentes de trânsito nos anos de 1966 a 1970.
Estas também superam as mortes na guerra do Vietnã. Isto alia – se a uma taxa incrível de sofrimento humano. Estamos bem longe da revolução industrial, porém a questão eficiência x segurança continua sendo um fato que
leva