Perigos eletricistas
Devido ao alto índice de acidentes envolvendo a Energia Elétrica no Brasil foram formadas equipes de estudo compostas por representantes do governo, empresariado e trabalhadores com o objetivo de aumentarem a segurança e resguardarem a integridade física dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com a eletricidade.
deste trabalho surgiu o texto atual da norma regulamentadora número 10 - segurança em instalações e serviços em eletricidade. Publicada pelo ministério do trabalho e emprego no diário oficial da união em 2004 e em plena vigência.
A NR 10 é uma norma regulamentadora criada pelo Ministério do Trabalho e Emprego a fim de estabelecer requisitos e procedimentos básicos que garantam a segurança e a saúde dos trabalhadores – mesmo se eles interagirem apenas indiretamente com instalações e serviços elétricos.
Desta forma, todas as empresas brasileiras estão obrigadas a estarem com suas instalações em perfeitas condições de segurança, documentadas, com os trabalhadores treinados e constantemente reciclados, sujeitas a fiscalização e a multas em caso de desacordo.
O que todas as empresas devem fazer é se adequar procurando uma consultoria confiável . Trata-se de uma consultoria técnica e treinamento para identificar, diagnosticar e planejar intervenções de acordo com as necessidades da empresa, além de capacitar os funcionários que atuam na área.
Suas etapas são:
• Diagnóstico de conformidade à NR 10
• Elaboração de documentos técnicos referentes às instalações e aos procedimentos elétricos
• Organização de dados dos funcionários envolvidos com as referidas instalações
• Treinamento de funcionários que atuam diretamente no setor elétrico da empresa
NR 10 e 16 (ELETRICIDADE E PERICULOSIDADE): A VERDADE CHOCANTE
[pic]
NR-10 NRFACIL
O artigo abaixo é uma tradução de texto publicado no site Safe&Health, abordando algumas questões importantes observadas no trabalho com eletricidade nos Estados Unidos.
Em seguida, incluimos