perguntas
“A importância da POF esta justamente em saber no que as pessoas gastam sua renda e quanto aquele gasto representa no total da renda” Paulo André de Oliveira; Revista Logos, 20014
Despesas próprias de um Índice de Preços ao Consumidor
Para a delimitação do campo de investigação de um Índice de Preços ao Consumidor - IPC, isto é, do campo de consumo ou de despesas próprias de um IPC, deve-se estar atento à teoria econômica subjacente à produção de números-índices de preços ao consumidor e ao alcance proposto para a medida das variações de preços de consumo.
Pode-se defi nir um Índice de Custo de Vida através da relação entre as despesas mínimas necessárias, em bens e serviços de consumo familiar, para permitir ao consumidor atingir o mesmo grau de satisfação, com um conjunto de preços ou com outro. Esta relação é igual ao montante pelo qual o rendimento dedicado ao consumo necessita ser modifi cado para que o consumidor se encontre na mesma situação anterior à alteração dos preços. Este montante depende não somente das preferências dos consumidores, mas, também, do nível inicial de rendimento e de suas despesas. O Índice de Preços ao Consumidor é uma aproximação do Índice de Custo de Vida.
Nesse contexto teórico, os bens e serviços são adquiridos e utilizados pelas famílias para a satisfação direta dos seus desejos e necessidades de consumo, tendo em vista sua restrição orçamentária.
Isto leva a que o conjunto de bens e serviços dos IPCs seja distinto do conjunto de bens e serviços, por exemplo, pesquisado nas pesquisas de orçamentos familiares, onde a cobertura das despesas das famílias com