Perguntas
O assunto dívida externa nos Estados Unidos, vem sendo amplamente discutido no momento,sendo este um dos principais impasses no início de transações internacionais neste mercado.
Atualmente a dívida pública está muito próximo ao teto estabelecido pelo governo norte-americano que é de US$ 16,7 trilhões. O risco de calote existe, se o governo não liberar os pagamentos para a revisão de orçamento dentro do prazo, visto que as projeções indicam que ainda no mês de outubro ter-se-ia o limite da dívida estourado.
Porém, fato semelhante ocorreu em 2011, sendo que aos “45 do segundo tempo” o orçamento foi revisto e as contas foram acertadas. Contudo, o momento não é o mais propício para iniciar a operação no que diz a estabilidade econômica do país, visto que para todo orçamento elevado existe um corte de custos posterior que reduz o giro na economia.
A partir desta decisão desta pendência, pode-se restabelecer os procedimentos de implantação de um processo de exportação para o país, desde que o setor alimentício não sofra uma nova restrição no que diz respeito à importação norte americana.
Estabilidade Política
A política norte americana pode ser considerada uma das mais bem definidas no cenário mundial. No que diz respeito a mudanças de regimes políticos este fator pode ser considerado fora de perigo.
Contudo, movimentos contrários a guerras onde os Estados Unidos participam são existentes e devem ser levados em consideração. Visto que ataques ao Estado podem acontecer e manifestações também podem prejudicar o giro do varejo.
Dificuldade de Câmbio – Moeda forte?
Sobre a moeda os riscos são pequenos, ainda não se identifica um prazo onde o Dólar não será mais considerada a moeda referência para o câmbio flutuante no mundo.
Regulamentação dificulta a entrada de firmas estrangeiras?
A regulamentação norte-americana é bastante restritiva para implantação de firmas estrangeiras. Porém visto que a operação concentra-se em um