Perguntas
Comunidades são conjuntos de populações de diferentes espécies que ocorrem em uma mesma área e interagem entre si.
2 ) Quais são as propriedades emergentes das comunidades? Explique cada uma.
As propriedades emergentes são: riqueza de espécies que trata-se do número absoluto de espécies encontradas em uma comunidade biológica. A equitabilidade que se refere o quanto semelhantes entre si são as abundâncias relativas das espécies que estão compreendidas na comunidade biológica. A diversidade trata-se de uma medida que leva em conta não somente o número absoluto de espécies da comunidade, mas também sua equitabilidade, ou seja, qual é a representatividade das espécies dentro da comunidade. E os índices de diversidade, tratam-se de medidas matemáticas que são calculadas levando-se em conta a riqueza de espécies e as suas abundâncias (equitabilidade entre elas), servindo de ferramenta para comparação entre comunidades biológicas.
3 ) Quais são as diferenças entre os modelos de comunidade de Gleason e de Clements? Explique comparando os dois conceitos.
Para Gleason, cada população que ocorre em uma determinada comunidade só está lá devido às suas necessidades abióticas, que são encontradas em um habitat desta comunidade já para Clements, as várias espécies são como os órgãos, são interdependentes entre si, espécies são dependentes das interações bióticas.
4 ) Qual é a diferença entre nicho potencial e nicho realizado?
O nicho potencial é a extensão dos recursos do ambiente, no espaço e no tempo, que uma dada espécie poderia ocupar na ausência de competição e o nicho realizado é o nicho que o organismo de fato ocupa em um local, devido às pressões competitivas de outras espécies.
5 ) O que é o princípio da exclusão competitiva? Quais são suas implicações para a coexistência de espécies?
O princípio é que duas espécies que compitam exatamente pelos mesmos recursos não podem existir em um mesmo local, logo