Gestão da sala de aula para prevenção da indisciplina:
Polo de Sertãozinho
Desafio de Didática
Etapa 1
Sertãozinho, 11/11/2011
GESTÃO DA SALA DE AULA PARA PREVENÇÃO DA INDISCIPLINA:
Resumo: A indisciplina é um dos principais problemas da escola atual e um dos maiores problemas com que se confrontam os professores principiantes. Tendo por base as representações dos orientadores de estágio sobre a (in) disciplina em sala de aula, pretende-se nesta comunicação refletir sobre as competências de gestão da sala de aula que consideram necessárias para prevenir e lidar com situações de indisciplina, as suas concepções sobre a formação inicial de professores e as principais dificuldades dos estagiários neste domínio. A partir dessa reflexão tecemos considerações sobre o currículo e modelos de formação inicial de professores.
A indisciplina em sala de aula apresenta-se hoje, pela dimensão que tem vindo a adquirir, como um dos maiores problemas da escola atual. “Segundo AFONSO (1995), citado por ESTRELA (1996:35) os resultados de uma sondagem do IIE apontam para a percepção generalizada de problemas disciplinares, violência e falta de civismo, num ambiente marcado pela falta de autoridade e pelo facilitismo”.
O educador precisa ter bem clara a função da escola à de construir saberes. Nesta perspectiva é importante destacar alguns aspectos:
O papel do professor, tradicionalmente confinado à transmissão de conhecimentos, teve de evoluir e o professor tem hoje de ser um gestor da sala de aula, um organizador da aprendizagem, detentor de um conjunto de competências relacionais a par das competências didáticas e das inerentes ao conteúdo que lecciona.
A preparação dos professores para os aspectos relacionais em geral e, particularmente, para os aspectos disciplinares é grande preocupação, podendo a gestão da sala de aula para prevenção da indisciplina ser um importante contributo. Como refere o relatório Elton citado por ESTRELA (1992:87), “o problema central da indisciplina poderá ser