PERGUNTAS SOBRE ARTRÓPODES
Instituto de Ciências Biológicas
Bacharelado em Ciências Biológicas
1) Descreva quais tipos de excreção encontrada nos artrópodes. Algumas espécies de artrópodes apresentam os Nefrídios saculiformes, que são metanefrídios derivados de espaços celômicos e funciona primariamente na manutenção do balanço dos íons e do volume de fluido e quase nenhum papel na eliminação de resíduos metabólicos (secretam amônia). Outro órgão excretor é o Túbulo de Malpghi derivado do sistema digestivo, com extensão na hemocele, são banhados com sangue e representam uma adaptação ao ambiente terrestre (formam ácido úrico). Há ainda os Nefrócitos que são células pinocíticas presentes na hemocele e metabolizam resíduos que retornam a hemocele.
2) Como é formado o sistema nervoso central de um artrópode? O sistema nervoso central de um artrópode é constituído por um gânglio supraesofágico dorsal (cérebro) na cabeça, um par de conectivos periesofágicos que envolve o tubo digestivo (anel nervoso) e um par de cordões nervosos ventrais e longitudinais com gânglios segmentares pares.
3) O cérebro dos artrópodes é resultado da fusão de dois ou três gânglios pares, quais são eles? O protocérebro, que é formado pelos gânglios pares do ácron, localizado na região pré-oral e recebe nervos ópticos. O deuterocérebo, localizado na região pré-oral e recebe os nervos das antenas (ausente nos quelicerados, pois perderam o primeiro segmento da cabeça). E o tritocérebro que pertence ao segundo segmento de antenas ou queliceras e sem apêndices nos traqueados nos quais inerva o labro (peça acima da mandíbula).
4) De que forma é constituído o sistema hemal nos artrópodes? O sistema hemal dos artrópodes é constituído por coração ventral, artérias na região anterior, seios, sangue e hemocele. A hemocele é um compartimento onde estão as vísceras e a musculatura, no qual é preenchida por sangue e dividida pelo diafragma e septo dorsal. O coração é um tubo