perguntas politica de saude
1)Conceitue saúde e doença da forma mais abrangente.
R.:Saúde é o resultante das condições favoráveis de habitação, educação, renda, meio ambiente, trabalho, transporte, lazer, liberdade, acesso e posse da terra, acesso a serviço de saúde Doença é a falta, perturbação ou alteração no equilibrio homem-ambiente, ou seja, doença é qualquer coisa que desestabilize as condições favoráveis entre homem-ambiente.
2)Defina qualidade de vida.
R.:Qualidade de vida possui um significado para cada pessoa, genericamente, pode ser explicada como um resultado das adequações das condições sócio-ambientais às experiencias de cada um.
3)Explique a teoria da unicausalidade.
R.:Essa teoria considera como fator único de surgimento de deonças um agente etiológico(vírus, bactérias, protozoários), ou seja, independente de qualquer outro motivo(idade, raça, hábitos), as doenças somente vinham de agentes etiológicos.
4)Quais as diferenças entre as teorias da unicausalidade e multicausalidade?
R.:A unicausalidade defende que qualquer enfermidade parte de um agente etiológico, enquanto a multicausalidade já diz que não é só os agentes etiológicos que causam alguma enfermidade, mas sim a tríade ecológica (agente etiológico, hospedeiro(idade, sexo, raça, hábitos) e meio ambiente).
5)A história natural de uma doença pode ser focalizada de duas maneiras. Quais são elas? Justifique
R.:Visão da doença a partir dos serviços e a partir da comunidade. A partir dos serviços trata-se de um foco nas pessoas que procuraram algum serviço para tratar alguma enfermidade, os quais apresentavam algum sintoma. Já no foco a partir da comunidade, trata-se de uma busca ativa de pacientes nas comunidades, podendo acompanhar alguma doença desde seu período pré-patológico até o fim.
6)As doenças progridem segundo alguns padrões que podem ser classificados em cinco categorias principais. Quais são elas?
R.:Evolução aguda(rapidamente fatal), evolução