Perguntas Linguistica
R: De acordo com a autora previamente citada, para o linguista Chomsky a espécie humana possui uma exclusiva predisposição genética, a qual permite a aquisição da linguagem e foi conduzida através de genes. Defende que a língua é um sistema de princípios radicados na mente humana
Já Saussure definiu a língua como um sistema de valores os quais se opõem uns aos outros dentro de um relação de dependência, ou seja, os termos não se definem isoladamente. Assume também que a língua é um sistema homogêneo, um conjunto de signos exterior ao dos indivíduos, e deve ser estudado separado da fala.
(2) Por que se pode dizer que o linguista é um cientista?
R: Partindo do pressuposto que a linguística é um ciência e o linguista considera a língua um objeto de estudo, o qual deve ser examinado empiricamente dentro de seus próprios limites, tal como o estudo de outras disciplinas (ex: Física, Química, entre outras), o mesmo a investiga como funciona por meio do estudo de línguas especificas, estabelecendo métodos e técnicas para o estudo de quatro habilidades básicas da linguística: falar, escutar, ler e escrever. Logo, o linguista é um cientista.
(3) Quando alguém diz “fulano fala errado” ou “está errado o que você falou”, esse alguém possui uma concepção de língua. Que tipo de concepção, em nível gramatical, esse sujeito é adepto? Contra qual concepção esse sujeito confrontaria? Explique em sua resposta as diferentes figurações da ideia de gramática que estão em jogo nesse caso.
R: O tipo de concepção, em nível gramatical que o sujeito é adepto é a prescritiva e normativa em relação a língua, pois considera a expressão escrita como modelo de correção para toda e qualquer forma de depressão linguística. Este tipo