Perguntas de deus
A BÍBLIA contém centenas de perguntas que penetram fundo no coração. O próprio Jeová Deus usa perguntas para ensinar verdades importantes. Por exemplo, ele usou várias perguntas ao exortar Caim a mudar seu proceder destrutivo. (Gên. 4:6, 7) Em outras ocasiões, bastava uma única pergunta de Jeová para motivar a pessoa a agir. Por exemplo, ao ouvir Jeová perguntar: “A quem enviarei e quem irá por nós?”, o profeta Isaías respondeu: “Eis-me aqui! Envia-me.” — Isa. 6:8.
Jesus, o Grande Instrutor, também fez bom uso de perguntas. Os Evangelhos registram mais de 280 de suas perguntas. Embora às vezes usasse perguntas para silenciar seus críticos, em geral seu objetivo era tocar o coração dos ouvintes, levando-os a refletir sobre sua condição espiritual. (Mat. 22:41-46; João 14:9, 10) O apóstolo Paulo, escritor de 14 livros das Escrituras Gregas Cristãs, também usou perguntas persuasivas. (Rom. 10:13-15) Na sua carta aos romanos, por exemplo, há muitas perguntas. Estas motivam os leitores dessa carta a ter apreço pela ‘profundidade das riquezas, da sabedoria e do conhecimento de Deus’. — Rom. 11:33.
Algumas perguntas provocam uma resposta verbal, enquanto outras visam despertar uma reação mais profunda. Os Evangelhos registram o amplo uso que Jesus fez desse último tipo de pergunta. Certa vez, ele alertou seus discípulos: “Acautelai-vos do fermento dos fariseus e do fermento de Herodes”, referindo-se à hipocrisia e aos falsos ensinos destes. (Mar. 8:15; Mat. 16:12) Sem entender o ponto, os discípulos de Jesus começaram a discutir sobre o fato de terem se esquecido de levar pão. Note como Jesus usou perguntas na breve conversa que se seguiu. “Ele lhes disse: ‘Por que disputais sobre não terdes pães? Não percebeis ainda e não compreendeis o significado? Estão os vossos corações obtusos no entendimento? “Embora tenhais olhos, não vedes; e embora tenhais ouvidos, não ouvis?” . . . Ainda não compreendeis o significado?’” As perguntas