Perguntas da 1ª e 2ª semana de desenvolvimento
1. Diferencie ovulação de fertilização. A fecundação (ou fertilização) marca o início do desenvolvimento de todo ser humano. Quando o zigoto se forma, se forma também um indivíduo único graças aos cromossomos e à carga genética que eles carregam.
Ovulação: é o processo em que o ovócito II (óvulo imaturo) segue do ovário para a tuba uterina, onde pode ser fecundado e ter início a gestação. Se isso não acontece, ocorre a menstruação.
2. Qual é o acontecimento importante que o espermatozoide sofre antes de fertilizar o ovócito? Justifique-se.
Penetração da zona pelúcida:
Esta é uma fase importante para o início da fertilização. É provável que as enzimas esterases, acrosina e neuraminidase, também liberadas pelo acrossoma, causem o rompimento da zona pelúcida, agindo como facilitador da chegada do espermatozóide ao ovócito. Assim que este penetra a zona pelúcida, ocorre a reação zonal, uma mudança que torna esta zona impermeável a outros espermatozóides.
3. Embriologicamente o que diferencia o ovócito de um ovo fertilizado?
Os ovócitos são produzidos pelo ovário (ovogênese), e são dali expelidos durante a ovulação. O ovócito é varrido para a trompa uterina, onde pode ser fertilizado.
Após a penetração do espermatozóide no citoplasma do óvulo, sua cabeça se separa da cauda, aumenta de tamanho e torna-se o pronúcleo masculino. A fertilização completa-se quando os cromossomos paternos e maternos se misturam durante a metáfase da primeira divisão mitótica do zigoto, sendo assim um óvulo fertilizado.
4. O que é um zigoto? é a célula diploide resultante da união dos núcleos haploides (cariogamia) de duas células eucarióticas mutuamente compatíveis. É o produto da reprodução sexuada.
5. A zona pelúcida encontrada no ovócito evita a formação de gêmeos? Justifique-se. Ela funciona como barreira, permitindo que apenas espermatozoides da mesma espécie tenham acesso ao ovócito, e é responsável por impedir a