pergunta
No vídeo analisado mostra o comportamento de um menino que estava indo mal na escola, a professora chama seu pai e comunica o que esta acontecendo que o seu filho, que se ele não melhorar as notas, ele poderá reprovar de ano se suas notas não subirem. Seu pai ao chegar em casa conversa com o filho e diz que se ele no melhorar suas notas ele não ira mais ganhar a bola de futebol que ele tinha prometido dar no fim do ano e que como punição ele retiraria seu celular até o fim do bimestre e depois devolveria o celular se ele tivesse uma melhora nas notas.
Chegando o fim do bimestre o pai vai até a escola e pega o boletim do fim e conversa novamente com a professora, a professora diz que o menino teve uma melhora razoável nas notas. Ao chegar em casa o pai devolve o celular ao filho e reforça que se ele não continuar com notas boas irá perder novamente o celular e ainda por cima não ganhara mais a bola de futebol, o menino diz que foram longas semanas sem seu celular e que ele não permitirá mais que aconteça isso por isso que vai continuar com notas boas e estudando muito.
Neste vídeo mostra um reforço negativo que é a punição do pai que retira o celular do seu filho, para ter uma resposta positiva do filho na escola e tendo está resposta positiva que é a melhora das notas do filho devolve o celular, mas deixa sobre aviso que se voltar a acontecer ele ira tomar o celular novamente e não dará mais a bola de futebol que seu filho tanto quer.
Este comportamento é do behaviorismo, pelo motivo que para o behaviorismo todo comportamento é uma reação de um estímulo, mais conhecido como estimulo-resposta, que foi o que aconteceu na cena descrevida acima, o pai estimula o filho a ter boas notas com um reforço negativo e o filho responde há este estímulo de uma forma positiva e com isso o filho fica condicionado há este comportamento, pois sabe que haverá punção se ele tornar a ter notas baixas.