Perfurocortante
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE HIGIENE DO TRABALHO
PRINCÍPIOS DE SEGURANÇA * Todas as lesões e doenças ocupacionais podem ser evitadas. * Segurança é responsabilidade de todos. * A gerência é diretamente responsável pela prevenção de incidentes e doenças. * Segurança é condição de emprego. * Treinamento é elemento essencial para a criação de locais de trabalho seguros. * As auditorias de segurança devem ser sempre conduzidas. * Práticas de trabalho seguras devem ser reforçadas, e todos atos e condições inseguras devem ser corrigidos imediatamente. * É essencial investigar lesões e doenças ocupacionais, bem como incidentes com potencial de lesão. * A segurança fora do trabalho é um elemento importante do esforço geral em prol da segurança. * Evitar lesões e doenças ocupacionais é um bom negócio. * As pessoas são o elemento principal do sucesso de um programa de segurança e saude
CONCEITO DE HIGIENE DO TRABALHO
É a ciência e arte que tem como objetivo antecipar, reconhecer, avaliar e controlar todos os fatores ou agentes do ambiente de trabalho, que podem causar danos à saúde do trabalhador.
Também tendo em vista o possível impacto nas comunidades vizinhas e no meio ambiente em geral.
CONCEITOS DE HIGIENE OCUPACIONAL
Visa a prevenção da doença ocupacional, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e o controle dos agentes ambientais (NR-9).
Prevenção da doença – deve ser entendida em um sentido mais amplo, pois a ação deve estar dirigida à prevenção e ao controle das exposições inadequadas aos agentes ambientais.
A atuação da higiene ocupacional prevê uma intervenção deliberada no ambiente de trabalho, como forma de prevenção da doença.
PRINCÍPIO DE ATUAÇÃO
Antecipação – identificar os potenciais de riscos e perigos à saúde, antes que um determinado processo industrial seja implementado ou modificado, ou que novos agentes geradores de riscos sejam introduzidos no ambiente de