prevenção perfurocortante
Curso de Bacharel em Enfermagem
PREVENÇÃO PARA ACIDENTES COM MATERIAIS BIOLÓGICOS CONTAMINADOS
7º semestre
Andréa Oliveira Sabino
Cristiane Nogueira
Dinalva Pereira de Azevedo
Evelyse Chittenden
Ila Bueno Schelotag Silva
Vergínia Aparecida de Freitas
Wilma Aparecida de Souza
Introdução
Os acidentes de trabalho com material biológico e/ou perfurocortante apresentam alta incidência entre os profissionais de saúde e aqueles ainda estão em treinamento, devido aos inúmeros riscos ocupacionais a que esses trabalhadores/alunos estão expostos.
Os acidentes envolvendo sangue ou outros fluidos orgânicos potencialmente contaminados correspondem às exposições mais comumente relatadas.
Os ferimentos com material pérfuro-cortante em geral são considerados extremamente perigosos por serem potencialmente capazes de transmitir mais de 50 tipos de patógenos diferentes. Sendo que, os agentes infecciosos mais frequentemente relatados são o vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) e os vírus das hepatites B (HBV) e C (HCV).
Objetivo
O objetivo deste trabalho é prevenir os acidentes com perfurocortantes contaminados com materiais biológicos tendo em vista que nossos colegas e trabalhadores da saúde em geral estão permanentemente expostos, visando a prevenção como forma de manter a integridade física e emocional destes.
É necessário lembrar que a mão de obra é prioridade nesse ramo, ou seja, a necessidade humana em trabalhar exige empenho ao evitar as chamadas doenças ocupacionais, aquelas relacionadas ao trabalho que o sujeito está exposto ao exercer suas funções. Devemos permitir através de ações preventivas o cuidado e zelo para com estes trabalhadores.
Promover orientação e protocolos a cerca da prevenção é um fato que há anos vem sendo enfocado.
“As instituições de saúde necessitam de diretrizes claras para a elaboração de uma eficiente ferramenta de gestão dos riscos, envolvendo a