perfuração
Constitui o caso típico de sondagem rotativa. É indicada para furos de pequeno diâmetro (inferior a 60 mm), onde se desejam testemunhos contínuos da rocha atravessada e da sua distribuição textural, estrutural mineralógica, etc.
Só não é indicada para terrenos inconsolidados heterogêneos, tais como conglomerados constituídos por blocos e seixos duros em uma matriz mole, ou terrenos muito fraturados.
A perfuração rotativa com diamante é aplicada, principalmente, quando é necessário obter testemunhos. Os campos de aplicação são geralmente os seguintes: o Pesquisas de levantamento de condições geológicas, prospecção de minérios ou outros minerais valiosos, carvão ou gás natural, e testes preliminares em fundações para o projeto de poços, túneis, barragens, canais, pontes, etc. o Perfuração de produção para a extração de sal, enxofre, gás, etc., e como perfuração preliminar para o desmonte de depósitos de minérios e carvão. o Perfuração de desenvolvimento (preparação) para drenagem, ventilação, e instalação de cabos condutores em minas, etc. o Perfuração para injeção, com o propósito de estabilizar rochas fissuradas ou estruturas de betão, com injeção sob pressão de argamassa de cimento.
Padrões usados na perfuração rotativa com diamante
Existem dois padrões internacionais usados na perfuração rotativa com diamante - o padrão métrico desenvolvido pela Atlas Copco Craelius e o padrão Americano DCDMA. O sistema de padrão métrico oferece uma maior seleção de dimensões dos componentes, refletindo num menor peso de equipamento e em custos de perfuração mais reduzidos
Bombas de Lavagem
Na perfuração rotativa com diamante a água é usada para refrigerar o bit, para remover os detritos provenientes da perfuração, para reduzir o atrito entre a coluna de varas e as paredes do furo e para elevar a pressão hidrostática no interior do furo de maneira a estabilizar as paredes.
O objetivo da bomba de lavagem é fornecer um volume adequado de