Perfuração de Poços - Sistemas
Apresentar métodos e equipamentos utilizados no processo de perfuração de poços para extração de petróleo, tanto em terra firme quanto no mar, partindo da perfuração nas camadas menos consolidadas, revestimento e cimentação.
2. Introdução
Para que o petróleo chegue à superfície, é necessário perfurar um poço que atinja o reservatório e o faça elevar até a superfície. A tecnologia que envolve a perfuração de poços deu um salto na última década, permitindo o alcance de profundidades antes inimaginadas, acima de 6.000 m de profundidade. A perfuração de poços pode ser em terra (onshore) quanto no mar (offshore).
Tecnicamente a perfuração de poços consiste no conjunto de várias operações e atividades necessárias para atravessar as formações geológicas que formam a porção superficial da crosta terrestre, com objetivos pré-determinados, até atingir o objetivo principal que é a prospecção do hidrocarboneto. Nas atividades de perfuração de poços de petróleo, utilizam-se sondas de perfuração, que consiste em um conjunto de equipamentos bastante complexos, existindo grande variedade de tipos. Tais sondas podem ser terrestres ou marítimas, conforme o local de operação. Uma característica que chama a atenção nas sondas de perfuração é a presença de uma torre (torre de perfuração ou derrick), cuja a função é permitir o manuseio dos tubos de perfuração seja realizado em seções de três tubos, o que confere maior agilidade na operação.
.
3. PERFURAÇÃO DE POÇOS DE PETRÓLEO
A perfuração de um poço de petróleo é realizada através de uma sonda. As rochas são perfuradas pela ação rotativa de uma broca existente na extremidade de uma coluna de perfuração. Os fragmentos de rocha são removidos pela ação de um fluído de perfuração ou lama injetados por bombeamento na coluna de perfuração.