Perfuração de poços
- Introdução:
Após ser descoberta a existência de um poço reservatório de petróleo é realizado todo um estudo sobre o mesmo. E um dos processos realizados nesse poço, até que o petróleo chegue à superfície é a perfuração.
A perfuração de um poço é realizada através de uma sonda de perfuração. Existem basicamente dois tipos de perfuração, o percussivo (não utilizado mais atualmente) e o rotativo (método utilizado na perfuração de poços atuais).
Na perfuração rotativa, as rochas são perfuradas pela ação da rotação e peso aplicados a uma broca existente na extremidade de uma coluna de perfuração, a qual consiste basicamente de comandos (tubos de paredes espessas) e tubos de perfuração (tubos de paredes finas). A retirada dos cascalhos gerados é realizada através do bombeio do fluido de perfuração, através dos tubos de perfuração que retorna pelo espaço entre o anular da coluna de perfuração e o poço perfurado.
Ao atingir determinada profundidade, a coluna de perfuração é retirada do poço e uma coluna de revestimento de aço, de diâmetro inferior ao da broca, é descida ao poço.
O anular entre os tubos do revestimento e as paredes do poço é cimentado com a finalidade de isolar as rochas atravessadas, permitindo antão o avanço da perfuração com segurança.
Após a operação de cimentação, a coluna de perfuração é novamente descida ao poço, tendo, na sua extremidade uma nova broca de diâmetro menor do que a do revestimento para o prosseguimento da perfuração. Um poço é perfurado em diversas fases, caracterizadas pelos diferentes diâmetros das brocas.
- Equipamentos de uma sonda de perfuração
Todos os equipamentos de uma sonda de rotativa são chamados de sistemas e são agrupados de acordo com sua função na perfuração do poço. Os sistemas são: de sustentação de cargas, de geração e transmissão de energia, de movimentação de carga, de rotação, de segurança de poço, de monitoração e o sistema de subsuperfície.
• Sistema de sustentação de cargas
A