Perfuração de poços no sal
Como se forma as Camadas de Sal, também conhecidos como Evaporito, no fundo do mar?
Evaporito(s):
Evaporitos são rochas sedimentares que apresentam camadas de minerais salinos, sendo o principal a halita, depositados diretamente de salmouras em condições de forte evaporação e precipitação de bacias de sedimentação restritas, quentes e subsidentes. Tais depósitos de sais podem ser de origem continental ou marinha em que haja aporte periódico de água salgada.
Na visão tradicional, evaporito(a) ou depósito salino é uma rocha sedimentas formada pela cristalização de precipitação química dos sais dissolvidos em um meio aquoso, devido a um processo de evaporação. Seu ambiente de formação são bacias fechadas sujeitas a evaporação intensa. Seu precipitado gera depósitos de cloretos, sulfatos, boratos e carbonatos. Há dois tipos de depósitos de evaporação marinha, que também pode ser descrito como lagos. Evaporitos são considerados rochas sedimentares químicas.
ESTRATÉGIA DE PERFURAÇÃO NO SAL
Na indústria do petróleo há muitas semelhanças nos problemas enfrentados, nas soluções encontradas e na experiência acumuladas na perfuração de seções de sal. Apesar de em cada poço o sal ter um comportamento particular, existem similaridades entre eles, ou seja, as operadoras que atuam nesse cenário são afetadas por problemas semelhantes. Portanto, é recomendável procurar paralelos sobre o comportamento desses evaporito em outras áreas com alguma similaridade geológica, principalmente quando do planejamento de poços profundos em fronteira exploratória, onde as informações são escassas.
Devido à sua mobilidade, os evaporitos são responsáveis por grande parte dos problemas de estabilidade de poços.
No entanto, esta formação geológica também é capaz de reter acumulações de petróleo. O sucesso na exploração destes prospectos depende do tipo de fluido de perfuração que será usado nas etapas de perfuração dos poços. Os fluidos possuem