perfuracao de pocos de petroleo
ENGENHARIA DE PETRÓLEO
Perfuração de Poços
Disciplina: Introdução a Engenharia de Petróleo
Professora: Elayne Emilia Santos
Aracaju/2013.1
Tecnicamente a perfuração consiste no conjunto de varias operações e atividades necessárias para atravessar as formações geológicas que formam a porção superficial da crosta terrestre com objetivo predeterminado, ate atingir o objetivo principal que é a prospecção de hidrocarboneto
Métodos de perfuração de poços
Percussivo: Foi o primeiro método utilizado para perfuração, onde é feita golpes na rocha com uma broca causando a fragmentação por esmagamento.
Rotativo: Com o tempo esse método passou a ser o padrão na industria, a perfuração é realizada através do movimento de rotação de uma broca comprimindo a rocha. A retirada do cascalho é feito através do bombeio do fluido de perfuração bombeado pela coluna de perfuração onde retorna pelo espaço entre a coluna e o poço perfurado trazendo o cascalho para superfície.
Classificação:
Quanto ao sistema de produção:
Onshore = Perfuração em terra Offshore = Perfuração em mar
Quanto a sua trajetória:
Vertical = Quando a Sonda e o Alvo estão na mesma vertical.
Direcional = Quando as coordenadas geográficas da Locação são diferentes das Coordenadas do Objetivo do poço.
Coluna de perfuração: Para realizar a perfuração se utiliza um conjunto de ferramentas que constitui a coluna de perfuração. São elas:
Bloco de coroamento: Conjunto estacionário de 4-7 polias montadas em linha num eixo suportado por 2 mancais de deslizamento localizado na parte superior da torre.
Catarina: Junto com o gancho, é capaz de suspender o SWIVEL e perfurar o poço com rotação ou suspender o ELEVADOR e manobrar os elementos tubulares dentro do poço.
Swivel: Parte de cima é estacionária e solidária ao gancho e Catarina, parte interna gira e é solidária ao Kelly e mesa rotativa, a lama de perfuração é injetada na coluna através do swivel.
Mesa