Perfil sociodemográfico
Pró - Reitoria de Graduação
Área de Saúde e Bem-Estar Social
Curso de Psicologia
Adolescente infrator: perfil sociodemográfico
Marcelle Arruda da Silva e Priscila de Souza
TCC I
Profª Tânia Rudnicki
Canoas, dezembro 2008.
1. Introdução O crime é um fenômeno universal, existem em todos os cantos do mundo, do mais rico ao mais pobre, tenha ele capital ou não. O sujeito ativo do crime é o próprio ser humano, o assalariado ou milionário, criança, jovem adulto ou idoso, branco, negro, pardo, índio ou japonês, solteiro, desquitado, divorciado ou viúvo, educado ou rude, bonito ou feio, o crime na verdade é um episódio na vida de qualquer individuo. Encontrar respostas precisas para questões controvertidas sobre a criminalidade é uma tarefa complexa. O crime é condicionado a diversos fatores: genéticos, bioquímicos, psicológicos, sociais, políticos, econômicos e culturais. A cada novo crime praticado com crueldade surgem debates na mídia sobre o que levou essa pessoa a cometer o crime e o que fazer para inseri-la na sociedade novamente.
2. Objetivos
Geral: Contribuir nas medidas socioeducativas para adolescentes autores de ato infracional
Especifico: Visar à educação para o exercício da cidadania; Trabalhar eventos específicos da transgressão às normas legais por meio de vivencias que possam contribuir na vida do adolescente privado.
3. Referencial teórico
Adolescente
Adolescência é denominada segundo Bee (1997) um período de transição, período no qual há mudanças significativas, virtualmente, todos os aspectos do funcionamento da criança. O jovem de doze ou treze anos está assimilando uma grande quantidade de novas experiências físicas, sociais e intelectuais. Ao mesmo tempo em que as experiências são absorvidas, embora antes de elas serem digeridas, o adolescente