Perfil Psicológico na visão do Psicólogo Perito Examinador
À OBTENÇÃO DA
CARTEIRA NACIONAL DE HABILITAÇÃO
NA VISÃO DO PERITO EXAMINADOR.
Puc Minas São Gabriel, Belo Horizonte, Brasil.
INTRODUÇÃO
A avaliação psicológica tornou-se um processo imprescindível para a obtenção e renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), com o surgimento do Código de Trânsito Brasileiro em 1998, através da Lei Nº 9.503.
Ela já ajudou a retirar das ruas milhares de candidatos que não tem condições emocionais para dirigir, impedindo assim que muitos acidentes automobilísticos viessem a ocorrer.
O exame psicológico na área do trânsito tinha, e ainda tem, o sinônimo de psicotécnico, porque anteriormente a avaliação psicológica era realizada por técnicos, pois a profissão de psicólogo ainda não havia sido regulamentada no Brasil.
OBJETIVOS
GERAL:
Compreender o perfil psicológico utilizado na avaliação de candidatos à obtenção da CNH, na visão do perito examinador.
ESPECÍFICOS:
Definir quais são as características que o candidato à CNH deve ter.
Identificar as técnicas e instrumentos utilizados na avaliação psicológica do candidato.
Verificar como o psicólogo se torna um perito examinador do trânsito e como ele tem realizado suas avaliações.
METODOLOGIA
A metodologia empregada foi uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo. Foram entrevistadas três psicólogas peritas examinadoras, voluntárias, atuantes na área de Avaliação Psicológica no Trânsito, em três clínicas credenciadas pelo DETRAN-MG, localizadas em diferentes regiões de Belo Horizonte: Centro-Sul, Leste e Norte.
Foi realizada uma categorização dos dados e posteriormente feita a análise de conteúdo sendo possível traçar o perfil psicológico para a obtenção da CNH, segundo a visão das peritas.
A AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA NO TRÂNSITO
A Regulamentação da Avaliação Psicológica no trânsito se dá a partir de 1998, com a implementação do Código de Trânsito Brasileiro;
Atualmente para atuar no campo