perfil do profissional de administração
Sobre o perfil do administrador, considera-se adequado formar um profissional dotado de visão estratégica, com sólida formação básica em diversas as áreas, capaz de identificar e definir problemas e desenhar soluções de forma sistêmica. Esse profissional deve ter capacidade empreendedora e inovadora, abertura a mudanças, e deve ser dotado de iniciativa e capacidade de liderança, pois dele partirão decisões que influenciarão o ambiente onde atua. Precisa ter gosto por aprender continuamente.
Deve contar com raciocínio de caráter abstrato, sociabilidade, capacidade de expressão e comunicação, aptidão analítica e numérica, comportamento equilibrado e desembaraçado, além de elevado senso ético. Sua visão técnico-científica e empresarial deve estar aliada à postura de um cidadão que, com responsabilidade social, busca preservar os valores éticos baseados na concepção cristã e humanística. Deve ser capaz de aplicar conhecimentos no ambiente e promover uma ação reflexiva e atualizada.
Com conhecimento amplo nas diversas áreas do campo administrativo, deve, no entanto, possibilitar a concentração em uma área específica de acordo com sua vocação e seu interesse. Esse pressuposto fundamenta-se pela necessidade do profissional também dispor de conhecimentos adicionais em uma área específica do conhecimento administrativo, para melhor desempenhar suas atividades em áreas específicas da profissão de administrador.
Deve-se ressaltar que as linhas de formação, não pretendem que o Curso de Administração perca sua identidade enquanto curso de formação generalista superior, buscando-se o desenvolvimento de competências de longo prazo, construídas sobre uma educação geral, que qualifiquem os egressos para uma profissão e não apenas para um cargo.
As competências transversais serão trabalhadas em todas as disciplinas do curso, portanto, desenvolvidas durante toda a formação do aluno, possuindo caráter cumulativo, e possibilitarão prepará-lo para: