Perfil de um Professor de Educação Infantil
Resumo: o presente artigo relata o processo histórico da educação especial no Brasil, bem como as leis que a consolidam, aborda também as necessidades desta classe com relação ao sofrimento que cada pessoa passa para adquirir todos os direitos que lhes foram negados.
Palavras-Chave: inclusão. Deficiência. Aprendizagem. Sociedade. Educação.
Abstract Work:
This article reports the historical process of special education in Brazil, as well as the laws that consolidate, also addresses the needs of this class with the suffering that each person is to acquire all the rights they were denied.
Keywords: inclusion. Disabilities. Learning. Society. Education.
¹Pedagoga; professora - Pós Graduanda em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela FAUC – MT.
²Pedagogo; professor - Pós Graduando em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela FAUC – MT.
A Práxis Educacional e a Inclusão do Deficiente Visual
Contextualização histórica do Portador de Necessidades Especiais no Brasil (PNEs).
A abordagem sobre as necessidades especiais no Brasil vem de um processo em que muitos paradigmas vêm sendo quebrados, uma vez que é um assunto que causa inquietação por ser pouco desmistificado na sociedade e muitos não estão de fato preparados para lidar com tal situação, assim sendo, desde a antiguidade o assunto vem causando diversas discussões acerca da inserção dos portadores de necessidades especiais no meio social.
Neste quadro, abordaremos aqui um pouco da história dos PNEs no Brasil. Na idade média os deficientes eram caracterizados como uma aberração, seres endemoniados, doentes, loucos, incômodos cristãos e eram excluídos da sociedade totalmente, pois isso era visto como algo sobrenatural. O nascimento de uma criança com tal anomalia era considerado como um castigo de Deus, dessa forma, não eram aceitos pelas famílias.
Muitos desses mitos ainda povoam a mente da nossa sociedade. Na era pré cristã