Pereira1
Professor: Adriano José Azeredo
Temas: Resumo- Princípios Fundamentais de Contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade.
O Principio da Entidade:
Reconhece o patrimônio como objeto da contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. Entidade: o patrimônio da empresa não pode ser misturado com o dos seus proprietários;
Continuidade: espera-se que a entidade continuará por tempo indeterminado;
Oportunidade: registro dos fatos no momento em que eles ocorrerem;
Registro pelo Valor Original: registro pelo valor original da transação em moeda nacional;
Competência: quando um elemento torna-se modificador do patrimônio da empresa;
Prudência: inexistência de valores artificiais.
Introdução do Apêndice
Contem comentários sobre o conteúdo dos enunciados, é uma forma adequada de melhor compreensão sobre tão importante assunto. O Objetivo é explicitar e toda explicitação é simples esclarecimento.
Contabilidade como Ciência Social Objetivo Próprio consiste em conhecimentos obtidos por metodologia racional, com as condições de generalidade, certeza e busca das causas em nível qualitativo semelhante as demais ciências sociais.
O Patrimônio objeto da Contabilidade È sempre um patrimônio de uma entidade, como bens, direitos e obrigações para os terceiros, pertencente a uma pessoa física, a um conjunto de pessoas, como ocorre nas sociedades informais ou a uma sociedade ou instituição de qualquer natureza, independentemente da sua da sua finalidade, que ode, ou não incluir lucro.
O Patrimônio é objeto de outras ciências sociais exemplos da Economia , da Administração e do Direito, que estudam seus aspectos qualitativos e quantitativos. O aspecto