Percepção
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA
Centro de Ciências Humanas – CCH
Curso de Psicologia
Disciplina: PPB – I Sensação, Percepção e Memória
ESTUDOS SOBRE PERCEPÇÃO
André Azevedo
Carlos Duran
Elisangela Baldin
Indira Guimarães
Silonita Oliveira
Fortaleza-CE
2012
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
03
2. INTRODUÇÃO À PERCEPÇÃO
04
3. PROCESSOS SUPERIORES DE ORGANIAÇÃO PERCEPTUAL
13
4. CONCLUSÃO
18
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
20
1.INTRODUÇÃO
A compreensão que fazemos do nosso mundo subjetivo e interior criado por nossos sentidos, em relação ao mundo físico, os objetos e eventos que nos cercam é tão concreta e real que acreditamos que o mundo deve existir exatamente como percebemos.
A percepção é um processo biológico, por outro lado, refere-se ao produto dos processos psicológicos nos quais significados, relações, contexto, julgamento, experiência passada e memória desempenham um papel. A percepção também é uma atividade simbólica que trabalha com informações do ambiente captadas pelos os olhos, ouvidos e outros órgãos sensoriais.
Percepção e curiosidade intelectual, entender a percepção satisfaz a curiosidade intelectual sobre o mundo que nos rodeia, os filósofos como Platão, e os empirista John
Locke e David Hume, se tornaram cada vez mais cépticos sobre a habilidade de conhecer o mundo como ele realmente é.No realismo ingênuo o mundo é sempre exatamente aquilo que parece ser, no Idealismo a percepção é totalmente subjetiva essa posição leva ao solipsismo cada um percebe de um jeito.
As abordagens Psicológicas existem várias abordagens psicológicas á percepção defere o das outras em vários pontos, mesmo usando uma reação comportamental a estímulos como forma de estudar a percepção. Há muitas técnicas específicas para estudar a percepção como a Abordagem Fenomenológica Naturalista e a Abordagem Experimental.
As abordagens biológicas tendem a fazer ligações entre eventos cerebrais e
percepção,