Percepção
CURSO DE PSICOLOGIA
JANAÍNA DE SOUSA MONERETTO
MAIARA LEANDRO
MAICON MARCELINO MONTOVANI
MICHELE DA SILVA
PERCEPÇÃO
CRICIÚMA
2012
JANAÍNA DE SOUSA MONERETTO
MAIARA LEANDRO
MAICON MARCELINO MONTOVANI
MICHELE DA SILVA
PERCEPÇÃO
Trabalho, apresentado para avaliação na disciplina de Psicologia Geral. Solicitado pela professora Eliene Benta de Campos Ferreira do curso de Psicologia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
CRCIÚMA
2012
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 00
2 conceito 01
2.1 fatores no processo perceptivo 02
2.2 aprendizagem perceptiva 03
2.3 CONSTANCIA PERCEPTIVA 04
2.4 ORGANIZAÇÕES PERCEPTIVAS 05
2.5 ILUSÕES PERCEPTIVAS 06
3 CONCLUSÃO 08
REFERÊNCIAS 09
1 INTRODUÇÃO
A PERCEPÇÃO É PRODUTO DA INTERAÇÃO DE OUTRAS FUNÇÕES COGNITIVAS, PRIMORDIAL AO COMPORTAMENTO DO HOMEM EM SUA RELAÇÃO COM O MEIO, NA FORMA DE CAPTAR ESTÍMULOS E PROCESSA-LOS. NESSE TRABALHO ESCLARECEREMOS OS MECANISMOS FUNDAMENTAIS DO PROCESSO PERCEPTIVO E SUAS VARIÁVEIS, VISANDO ESCLARECER QUANTO AO PROCESSO PERCEPTIVO SEM DESVALORIZAR AS OUTRAS FUNÇÃO AO QUAIS SÃO INTEGRANTES E DE GRANDE IMPORTÂNCIA NESSE PROCESSO.
2 CONCEITO
É UMA FUNÇÃO COGNITIVA QUE ATRIBUI SIGNIFICADOS AOS ESTÍMULOS SENSORIAIS, APARTIR DOS HISTÓRICOS DAS VIVÊNCIAS ANTERIORES. É ENTÃO ATRAVÉS DA PERCEPÇÃO QUE O INDIVÍDUO ORGANIZA E INTERPRETAM OS ESTÍMULOS SENSORIAIS PARA ATRIBUIR SIGNIFICADO AO SEU MEIO. SEGUNDO DIAS O ESTUDO DA PERCEPÇÃO NA ÁREA DA PSICOLOGIA É DE GRANDE IMPORTÂNCIA, POIS O COMPORTAMENTO DAS PESSOAS TEM POR BASE A INTERPRETAÇÃO QUE FAZEM DA REALIDADE E NÃO DA REALIDADE EM SI. (2009). A percepção esta relacionada então com a sensação, pois sentir e perceber faz parte do mesmo