Percepção
UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO
IVANI SIMONE KNORST
JÉSSICA MARIELLA BAUER
JULIANO PAOLAZZI
MARINA CARDOSO
ODAIL FLORES
PATRÍCIA OLDONI
ROBSON VAZ
PERCEPÇÃO
SÃO LEOPOLDO
2012
Ivani Simone Knorst
Jéssica Mariella Bauer
Juliano Paolazzi
Marina Cardoso
Odail Flores
Patrícia Oldoni
Robson Vaz
PERCEPÇÃO
Trabalho Acadêmico apresentado para a disciplina de Negociação, pelos Cursos de Tecnologia em Logística, Gestão Financeira e Bacharelado em Administração da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS
Professor: Antônio Brasil Medeiros Silva
SÃO LEOPOLDO
2012
1. DEFINIÇÃO DE PERCEPÇÃO
Perceber é receber, elaborar e interpretar algo a partir das sensações provocadas por um ou mais de nossos sentidos, ou seja, é tirar uma impressão/representação do meio circundante, conforme os estímulos que recebemos (visuais, táteis, auditivos, palatinos ou olfativos, sob a forma de uma hipótese.
A psicologia estuda o comportamento das pessoas com base na interpretação que elas fazem da realidade e não do que ocorre na verdade. Cada um tem uma percepção diferente do mundo, pois absorve somente aquilo que aos seus olhos é importante ou relevante em sua formação. Assim, as pessoas criam modelos mentais do mundo conforme o que vêem.
A percepção, é o processo pelo qual cada pessoa seleciona, organiza e dá um sentido ao mundo que rodeia, ela categoriza um objeto ou estímulo de acordo com os padrões de referência próprios. É o processo pelo qual cada um escolhe e seleciona os vários objetos ou estímulos que chamam atenção, são as necessidades, influências sociais e culturais, e vontades de cada pessoa que vão determinar quais são os estímulos para serem percebidos.
A Teoria da percepção é explicada por Skinner através do conceito de comportamento perceptivo, um comportamento complexo que se inter-relaciona com muitos outros.
Para Skinner, a análise das relações entre o comportamento perceptivo