Visita técnica cafe do sitio
A visita técnica foi conduzida pela Engenheira de Alimentos Ana Carolina, onde nos foi mostrado todo o processo de produção do CAFÉ DO SITIO desde a compra da matéria prima até o seu destino que é o cliente final.
Segue planta baixa com pequenas ilustrações Imagem meramente ilustrativa
Nosso roteiro começou com uma breve apresentação da historia da empresa, que foi fundada em Setembro de 1968 com o nome de T.B De Souza , no mês de agosto de 1976 a firma CAFÉ DO SITIO INDUSTRIA E COMERCIO LTDA passou a ser a sucessora legal da T.B de Souza, e desde então é líder de mercado no centro oeste brasileiro e seu produto é líder de mercado no Distrito Federal.
Imagem meramente ilustrativa
O armazenamento da matéria prima do café, que são os grãos é feita em galpão próprio de acordo com sua origem, nesse procedimento de seleção os grãos são separados em lotes, com fichas indicando a data em que deu entrada no armazém e procedência desde sua origem. Após esse processo os grãos são peneirados para que para que sujeiras como pedras, folhas e grãos de terra sejam retiradas.
Com todos os dados dos grãos devidamente registrados é feito um processo chamado “BLEND” que consiste em aplicar misturas diferentes de grãos para chegar a um determinado sabor de café mais suave ou mais acentuados, essa mistura é feita em pequenas porções e após aprovada é passada em grande escala para a produção onde são colocados em 04 silos de acordo com o resultados das amostras que terão como proposito certo tipo de café ou afins.
Imagem meramente ilustrativa
Na sequencia os grãos vão para torrefação em que o café já misturado para a formação do blend desejado é aquecido ate o ponto de torra. São 03 Torradores que trabalhão a 230°graus e cada torrador tem capacidade de produzir 400 kg a cada 12 minutos.Em seguida os grãos já devidamente torrados são levados aos silos de descanso lá o café fica 24 horas