Pequisa Qualitativa E Quantitativa
Quando se esta preparando para realizar uma pesquisa, passa-se por vários passos, dentre eles esta a metodologia que será aplicada aquela pesquisa e junto com esse passo agrega-se mais uma problemática, seria mais eficaz uma pesquisa qualitativa ou uma quantitativa? A defensores ferrenhos de ambos tipos de pesquisa e antes que se possa chegar a um veredito seria extremamente útil conhecer os principais aspectos das duas para então chegar a uma conclusão.
1.1 PESQUISA QUALITATIVA
Entre muitos aspectos que podemos destacar da pesquisa qualitativa o primeiro talvez devesse ser que ela não possui um "molde mestre metodológico", isto é, ao tomar este caminho o pesquisador deve estar preparado para adaptar e criar metodologias, para que os dados a serem recolhidos sejam aproveitados e toda sua amplitude. Devemos destacar que em qualquer pesquisa é necessário a criação de uma metodologia ou no mínimo a adaptação de uma já existente a sua pesquisa, mas raramente uma pesquisa quantitativa iria ter que ir adaptar tanto uma metodologia quanto uma pesquisa qualitativa. É útil observar que tal demanda trará um maior controle dos dados.
É provável que a maioria das pessoas no meio académico já ouviram a frase "O todo é maior que a soma das partes", e na pesquisa qualitativa isso é mais do que uma verdade, o grande foco desta esta em estudar a "qualidade" do fenômeno em toda a sua amplitude. Entende-se que já que todos os atributos que compõem um fenômeno agem em conjunto, eles deveriam ser estudados dessa maneira. Então não é raro que estas pesquisas tenham muito mais questões ou situações que exijam que seus participantes descrevam algo.
Um ponto comum de se encontrar em pesquisas qualitativas é o foco no fenômeno em seu contexto natural e não laboratorial, entendendo que qualquer fenômeno tirado de seu contexto original já está sendo não natural, levando possivelmente a conclusões incompletas ou equivocadas. Nesse contexto é claro que