Pequeno principe
1-O romance “O Pequeno Príncipe” de Antoine de Saint-Exupéry, embora a princípio, parece um romance simples, apresenta personagens plenos de simbolismos: o rei, o contador, o geógrafo, a raposa, a rosa, o adulto solitário e a serpente, entre outros. Se você tivesse que trocar de lugar com um dos personagens do romance, qual seria? Por quê?
Resposta: Em nossa opinião decidimos trocar de lugar com o adulto solitário. Pois ele pode explorar seu lado como criança e resolver seus conflitos, que carregava desde muito jovem, além de ter cativado uma verdadeira amizade com o Pequeno Príncipe.
2- O romance mostra uma profunda mudança de valores e, sugere ao leitor o quão equivocados podem ser os nossos julgamentos e, como eles podem nos levar à solidão. O livro nos leva à reflexão sobre a maneira de nos tornarmos adultos, entregues às preocupações diárias, e esquecidos da criança que fomos e somos.Na sua opinião, por que somos levados ao longo da vida a nos distanciarmos cada vez mais, do nosso “eu criança”?
Resposta: Por causa da pressão social imposta no dia-a-dia, pois fazemos coisas que achamos que a sociedade espera de nós, como casar, trabalhar e etc. Por isso deixamos de serem crianças, Logo, deixamos para trás a forma simples e descomplicada de ver o mundo, e amadurecemos logo para melhor nos encaixar em nosso meio.
3- Leia abaixo, uma, das várias reflexões do autor e, em seguida, comente. ‘Cada um que passa em nossa vida, passa sozinho, pois cada pessoa é única e nenhuma substitui outra. Cada um que passa em nossa vida passa sozinho, mas não vai só nem nos deixa só. Leva um pouco de nós mesmos, deixa um pouco de si mesmo. Há os que levam muito, mas há os que não levam nada. Essa é a maior responsabilidade de nossa vida, e aprova de que duas almas não se encontram ao a caso.’
Resposta:
4-O pequeno príncipe vivia sozinho num planeta do tamanho de uma casa que tinha três vulcões, dois ativos e um extinto. Tinha