Pepsi
Descrição: A cebolinha é uma planta condimentar semelhante à cebola, mas não desenvolve bulbo. Duas espécies são cultivadas: cebolinha verde ou comum e cebolinha-de-folhas-finas ou galega. A cebolinha verde possui folhas numerosas, fistulosas, com comprimento variando de 25 a 35cm e cor verde mais clara do que a galega. As plantas formam tufos bem fechados com folhas numerosas, finas e cor verde-escura.
Zoneamento agrícola: o cultivo da cebolinha é indicado para regiões de clima ameno, entre 8 e 22oC, resistindo ao frio. As variedades do grupo ‘Todo Ano’, no entanto, toleram temperaturas altas. Prefere solos de textura média, ricos em matéria orgânica, bem drenados e com pH entre 6,0 e 6,8.
Época de plantio: o ano todo em regiões de clima ameno; para os demais locais a melhor época é de fevereiro a julho. As variedades do grupo ‘Todo Ano’ podem ser cultivadas no verão.
Cultivares: cebolinha comum – Ano Todo, Evergreen, Bunching, Hanegui, K. Futonegui, Nebukai, N. Hosonegui, White Spear Bunching.
Espaçamento: 0,25 x 0,15m.
Sementes necessárias: 1,0 a 1,5kg/ha.
Semeadura/Transplante: a semeadura é feita em canteiros, em sulcos distanciados de 10cm e com profundidade de 0,2 a 0,5cm, distribuindo-se as sementes em linha contínua. O transplante é feito 30 a 40 dias após a semeadura, em canteiros definitivos, em sulcos com profundidade de 3 a 4cm, distanciados de 0,15 a 0,25cm entre plantas. Outra opção é transplantar mudas de touceiras antigas, cortando as folhas acima da gema apical e podando as raízes. Deve-se ter o cuidado de transplantar as mudas à mesma profundidade em que se encontravam. Essa operação deve ser feita, de preferência, de março a julho.
Calagem: aplicar calcário para elevar a saturação por bases do solo até 80%.
Adubação orgânica: aplicar, pelo menos 30 dias antes do transplante das mudas, 40 a 60t/ha de esterco de curral bem curtido ou composto orgânico, que podem ser substituídos por 10 a 15t/ha de esterco de galinha ou 3 a