Pepsi
HISTÓRIA
Chamada inicialmente de “Brad's Drink” (ou bebida de Brad), foi criada pelo farmacêutico Davis Bradhams em 1893, nos Estados Unidos, com a finalidade de combater a dispepsia (popularmente chamada de indigestão). Porém, nos anos que se seguiram o produto passou a ser procurado como iguaria e não mais como remédio, mudando, em 28 de Agosto de 1898, seu nome para “Pepsi-Cola”.
Devido ao grade sucesso do produto, em 24 de dezembro de 1902 Bradham começa a dedicar-se integralmente à marca e fundando a “Pepsi-Cola Company”, mesmo ano em que surge a primeira nota publicitária sobre o produto. Pepsi é definida como “saborosa, revigorante e não prejudicial” segundo os jornais da época. No ano seguinte a drogaria de Bradham, “Bradham Drug Company”, é fechada e a “Pepsi-Cola Company” passa a utili-zar-se de um galpão alugado, mas é apenas no dia 16 de junho que o refrigerante tem sua marca registrada.
|Em seu primeiro ano de vendas, a então recém-nascida marca, vende aproximada-mente 30 mil litros. |
Entre 1904 e 1907, tem seu logotipo e slogans reformulados diversas vezes, atinge o volume de 400mil litros. Em 1908, a empresa inova ao ser a primeira empresa a substituir toda frota de carroças por caminhões. São então, 250 franqueados, em 25 estados americanos.
Logo após a Primeira Guerra Mundial, Bradham, apostando no aumento do preço do açúcar, compra e estoca grande quantidade, porém o grande investimento não gera lucros levando a sua falência após 17 anos de sucesso, em 31 de maio de 1923. A então “Pepsi-Cola Company” é comprada por 30 mil dólares pela empresa “Craven Holding Corporation” e com esse dinheiro Bradham reabre sua drogaria.
Nos anos seguintes, Roy C. Megargel adquire a marca transformando-a em “Pepsi-Cola Corporation”, transfere-a para Richmond – Virgínia, reerguendo-a até 1929. No entanto, em 1931, a empresa volta a falir sendo vendida à outra empresa, “Loft Candy