Peps
O valor contábil dos estoques deve agregar todos os custos, quer diretos, quer indiretos, que concorreram para a sua formação.
A avaliação ao custo histórico de aquisição ou de produção, entendendo-se com isso a soma de todos os componentes ou investimentos feitos para que o bem de venda possa ser transformado em receita, que compreende: o preço constante do documento relativo à transação, valor do frete e do seguro até o estabelecimento do adquirente e os impostos não recuperáveis incidentes na aquisição.
A avaliação dos estoques ao custo histórico de aquisição ou de produção foi adotada pelos profissionais de contabilidade e consagrada pelos Princípios Fundamentais de Contabilidade.
As leis comercial e tributária prevêem a avaliação a valor de mercado, quando este for inferior ao custo de aquisição. A avaliação por este critério é processada através da constituição de provisão para o ajuste necessário, cuja contrapartida é dedutível tanto para efeito do lucro líquido, quanto do lucro real. A avaliação pelo custo de aquisição ou de mercado , aplica-se a qualquer dos sistemas de inventário - periódico ou permanente que venha a ser adotado pela empresa.
Quando é utilizado o sistema de inventário periódico, os estoques serão avaliados pelo custo das últimas unidades adquiridas/produzidas.
Nas empresas que utilizam o sistema de inventário permanente, os estoques são controlados através de fichas , conforme modelo a seguir apresentado:
17
FICHA DE CONTROLE DE ESTOQUE
Critério: __________________
Espécie:
ENTRADA SAÍDA SALDO
Data Quantidade valor Unitário
Total Quantidade
Valor
Unitário
Total Quantidade
Valor
Unitário
Total
Total = CMV ------------- _______
Escrituração da ficha de Estoques: compras - devem ser escrituradas pelo valor de aquisição ou produção, diminuído dos impostos recuperáveis e com adição do frete e do seguro.
Vendas - serão escriturados pelo custo correspondente, conforme o