Pentium d
Neste tutorial explicaremos como o processador Pentium M trabalha internamente em uma linguagem fácil e clara. Como todos os novos processadores da Intel serão baseados na arquitetura do Pentium M, o estudo desta arquitetura é muito importante para entender como os processadores Core Solo e Core Duo (Yonah) funcionam e também para entender a base da arquitetura Core, que será usada pelos processadores Merom, Conroe e Woodcrest. Você aprenderá como é a arquitetura interna do Pentium M e poderá comparar o seu funcionamento com o de outros processadores da Intel e com os processadores concorrentes da AMD.
O Pentium M é um processador voltado para o mercado de notebooks e é baseado na arquitetura Intel de 6ª geração, também conhecida como P6, que é a mesma arquitetura usada pelos processadores Pentium Pro, Pentium II e Pentium III, e não na arquitetura do Pentium 4, como você poderia pensar. Você pode pensar no Pentium M como uma versão aprimorada do Pentium III. Cuidado para não confundir o Pentium M com o Pentium 4 M ou com o Pentium III M, já que são processadores diferentes. Leia nosso tutorial Todos os Modelos do Pentium M para saber mais sobre os modelos lançados deste processador.
Algumas vezes o Pentium M é chamado de Centrino. Na verdade, Centrino é quando você tem um notebook equipado com um processador Pentium M, chipset Intel 855 ou 915 e rede wireless Intel/PRO. Caso um notebook seja baseado no processador Pentium M mas não tenha rede wireless Intel/PRO, por exemplo, ele não pode ser chamado de Centrino.
Neste tutorial explicaremos basicamente como a arquitetura P6 funciona e o que existe de novo no Pentium M em relação ao Pentium III. Por isso, neste tutorial você aprenderá também como os processadores Pentium Pro, Pentium II, Pentium III e Celeron (modelos baseados na arquitetura P6, isto é, os modelos slot 1 e soquete 370) funcionam.
Para uma maior compreensão deste tutorial sugerimos que você leia antes o tutorial Como os