Francisco
O Pentium 4 é a sétima geração de micro processadores com arquitectura x86 fabricados pela Intel, é o primeiro CPU totalmente redesenhado desde o Pentium Pro de 1995. Ao contrário do Pentium II, o Pentium III, e os vários Celerons, herdou muito pouco do design do Pentium Pro, tendo sido criado do zero desde o inicio. Uma das características da micro arquitectura NetBurst era seu pipeline longo, desenhado com a intenção de permitir frequências elevadas. Também foi introduzido a instrução SSE2 com um integrador SIMD mais rápido, e cálculo de pontos flutuantes em 64-bit.
Pentium D
O Pentium D é um microprocessador desenvolvido pela Intel no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Israel, e foi apresentado ao público na primavera de 2005, no Fórum de desenvolvedores da Intel. O Pentium D consiste em dois Pentium 4 Prescott (quando o núcleo for Smithfield) ou dois Pentium 4 Cedar Mill (quando o núcleo for Presler) em um único encapsulamento (ao contrário da convicção popular que eles são dois núcleos fundidos em um único núcleo).Core:
O Intel core duo é um processador fabricado pela Intel usando a tecnologia Napa, sendo composto por dois processadores num só chip de silício.Nos computadores portáteis equipados com este processador a vida da bateria é reduzida em cerca de 15% quando um dispositivo USB2.0 está ligado.
Core Duo é uma nova nomenclatura dada aos processadores de nova geração da intel substituindo os HT que fazem o mesmo trabalho
Para mais detalhes veja Core 2 Duo.
Pentium Dual-Core
O Pentium Dual-Core é um processador de núcleo duplo produzido pela Intel. Tem versões para computadores de mesa (baseados no núcleo "Conroe" e "Wolfdale") e para portáteis (com o núcleo "Merom").O Pentium Dual Core é o modelo de entrada da empresa de hardware Intel.
Os Pentium Dual Core conhecidos atualmente possuem o núcleo baseado na arquitetura Core fabricada pela Intel, devido a necessidade que a mesma encontrou de implementar e usar a