Pensamento mítico á razão
Cada um dos diversos povos da antiguidade – os Assírios, Babilônios, Chineses, Indianos, etc.. – tinham uma visão própria da natureza , da origem do mundo e dos processos naturais. Suas crenças eram baseadas em mitos ( do grego mythos, significa um tipo especial de discurso fictício e imaginário, sendo considerado, por muitas vezes, como sinônimo de mentira ).
Um dos elementos centrais do pensamento mítico é que a sua forma de explicar a realidade se baseia no mistério, magia, sobrenatural e no sagrado. Acreditavam que o nosso mundo natural era governado pelos deuses e pelos espíritos e só as pessoas preparadas ( sacerdotes , religiosos, etc.. ) poderiam decifrar tais “paranormalidades”, mesmo que parcialmente e que rituais relacionados á cultos e sacrifícios religiosos eram considerados formas de alcançar os favores divinos ou de agradecer por tais “favores”.
Dentre esses povos, aqueles que se destacaram foram os Gregos, pelo fato de terem criado a Ciência e apresentarem motivos para a criação de uma nova forma de pensamento, o filosófico-científico. Tales de Mileto – pensador grego – foi considerado por Aristóteles como primeiro filósofo, devido ao fato dele ter observado que as explicações dadas pelo pensamento mítico para a origem do mundo, da natureza e dos processos naturais