Aluno
O pensamento mítico tem como característica a explicação através da religião e da fé, não fazendo necessário a existência de provas, e conduzindo a sociedade a um pensamento unificado, já o pensamento filosófico-científico surgiu na Grécia e representa a busca pela razão, contrariando o pensamento mítico, ou seja, precisa ser provado através de estudos e firmado por provas, pelo que é concreto. 2) Em que medida pode-se identificas a influência do pensamento mítico e do pensamento filosófico-científico na sociedade moderna?
No passado, graças ao difícil acesso aos estudos e a ciência, o pensamento mítico era a base da sociedade. Hoje, no entanto, há uma imensa facilidade para obter contato com a ciência, por exemplo nas faculdades e meios de comunicação. Por isso atualmente a sociedade se baseia no pensamento científico. Porém, o mítico não foi esquecido, havendo assim uma mistura ou o contato entre as duas vertentes, fé e razão. 3) Como podemos aplicar a ideia do “Mito da Caverna” de Platão em nossa realidade?
Da mesma forma que os homens estavam presos na caverna, a maioria da sociedade está presa aos dogmas que a formou e tem medo de se libertar. Porém, como um prisioneiro fugiu da caverna, há também pessoas que buscam se libertar e questionar o que está estabelecido, quebrando padrões e formando uma nova visão de mundo. 4) Estabeleça as principais concepções do pensamento de Santo Agostinho e São Tomás de Aquino e sua influência em nossa sociedade.
Santo Agostinho tentou combater as heresias levando as ideias de Platão de mundo sensível e das ideias para a religião. São Tomás de Aquino buscava explicar a existência de Deus através da razão, explorando a inteligência dada