Pensamento Cientifico
Docente: Ramon Souza
Discente: Ávila Lima
Turma: 03
Métodos de fixação das crenças: Tenacidade, Autoridade, A priori e Cientifico.
A pessoa que utiliza o método da tenacidade não quer saber de mais nada além de suas próprias ideias, opiniões, evita o que pode gerar dúvidas, afasta-se sistematicamente de seu horizonte qualquer coisa que tenha alguma chance de alterar as suas opiniões, procura o caminho mais fácil, não se propõe ser racional, exime-se da dúvida, e, portanto não favorece a investigação. O homem que o acolhe não se propõe a ser racional e, em verdade, se referirá frequentemente está provavelmente escolhendo o caminho mais fácil. Contudo esse método de fixar crença, será incapaz de se sustentar na prática.
É utilizado por todos que querem manter o poder, seja doutrinas teológicas ou politicas, o método da autoridade. É utilizado com o intuito de estabelecer e manter o poder em qualquer sociedade. Os padrões são impostos com a incivilidade, o pavor e o esforço empreendido pela Igreja Católica no sentido de identificar e punir hereges. Esse método de supremacia mental e moral que supera o método da tenacidade têm seu êxito, pois sempre apresentou excelentes resultados.
O método a-priori considera que seus próprios conceitos fundamentais estão em conformidade com a razão. Todavia para Peirce, a certeza de um filosofo não a certeza de outro filosofo. Este método leva ao fracasso, porque torna a pesquisa algo equivalente ao desenvolvimento do gosto, já que este não se diferencia de modo substancial do método da autoridade.
Portanto, por este ou aquele pretexto, esses três métodos citados acima, são incapazes de fazer avançar o conhecimento. Para Peirce, o meio de estabelecermos nossas crenças de forma válida se dá corretamente ao aplicarmos o método científico. Sua vantagem é a condução de crenças que tendem coincidir com os fatos, ao passo que as