Pensamento cientifico
1
A Origem do Pensamento Científico
O ser humano levou milhões de anos para evoluir até o estado atual. Essa evolução levou ao aparecimento de capacidades artísticas, religiosas e científicas na mente humana, que são consideradas por muitos como as mais nobres das nossas capacidades.
O linguista norte-americano Steven Pinker (1989) pergunta: “como teria sido possível que a evolução tenha produzido um cérebro capaz de realizações especializadas e complexas como a matemática, a ciência e a arte, dada a total ausência de pressões seletivas para essas habilidades abstratas em qualquer momento da história?”
Antes de tratarmos dessa pergunta, acho que vale a pena refletir um pouco sobre a afirmação que está contida na pergunta de Pinker. Será que de fato a posse de habilidades abstratas não oferece qualquer tipo de vantagem seletiva aos indivíduos que a possuem?
Voltando à pergunta de Pinker, uma das grandes questões para os interessados na evolução humana e na história da ciência é: Como surgiu a ciência?
Segundo o arqueólogo norte-americano Steven Mithen (2002), a capacidade de pensar cientificamente se origina na mente humana a partir do momento em que três propriedades críticas aparecem e interagem (a interação é essencial). Essas três propriedades são:
Habilidade de gerar e testar hipóteses (uma propriedade presente não apenas em humanos, mas em outras espécies animais também);
Capacidade para desenvolver e utilizar ferramentas para resolver problemas específicos (essa capacidade se tornou ainda mais importante a partir do momento em que os humanos primitivos passaram a usar “sistemas externos de memória” – por exemplo, pinturas rupestres e entalhes em madeira ou marfim – para preservar informações); Uso de metáforas e analogias (as “ferramentas do pensamento”, segundo Daniel
Dennett, 1991). Essas metáforas e analogias podem se restringir a um