Pensadores do renascimento
A partir da visualização dos vídeos apresentados em sala de aula, podemos executar os relatórios sobre artistas do renascimento, sendo eles Leonardo da Vinci, Michelangelo e Rafael. Sendo então o objetivo destes relatórios, uma associação do feito desses três artistas, suas contribuições na história da arte para a sociedade em que viveram ate os dias de hoje.
2 LEONARDO DA VINCI
O rei da renascença, Leonardo da Vinci nasceu no dia 15 de abril de 1452, no vilarejo de Archicano, muito próximo a Vinci, na Itália. Nascido como filho ilegítimo de um notário, Piero di Antonio da Vinci, e de uma camponesa, Caterina. Logo após seu nascimento, seu pai se casou com Albiera di Giovanni Amadori, a quem Leonardo chamava de madrinha. Aos cinco anos foi retirado da guarda materna e entregue ao pai.
Sua infância transcorreu na esfera rural, o que explica seu apego à Natureza. Durante toda a sua vida Leonardo afirmou: “A natureza é o mais sábio professor que alguém poderia ter”. Ele era um aficionado por cavalos, que no futuro se tornariam alvos de suas pesquisas. Aliás, Leonardo dominava amplas áreas do conhecimento: a anatomia, a engenharia, a matemática, a música, a história natural, a arquitetura, a escultura, a pintura, e ainda se revelaria um talentoso inventor.
Um dos grandes mistérios de Leonardo da Vinci, era a sua escrita, quase todas as suas notas estão ao contrario, escritos da direita para a esquerda, sendo preciso um espelho para ler. Esse fato fazia muitas pessoas acreditarem que Leonardo tinha algo a esconder, porém a razão mais provável foi o fato dele não ter tido um professor que o ensinasse.
De 1472 a 1475, Leonardo colaborou com Verrocchio em O Batismo de Cristo. Quando teve a tarefa dada pelo seu mestre de pintar o jovem anjo da esquerda, que segura à túnica de Jesus, surpreendeu a todos, inclusive ao seu mestre Verrocchio. Pela primeira vez na história da arte foi representada uma figura